5 de junho de 2010

ENCONTRO DE LEITORES da trinta por uma linha

No passado dia 31 de Maio (véspera das minhas mini-férias em Londres) decorreu, no Cine Teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, um Encontro de Leitores da trinta por uma linha. Este evento foi uma organização conjunta do Colégio das Terras de Santa Maria e da editora Trinta Por Uma Linha. Nele participaram alunos leitores dos 2.º e 3.º Ciclos do Colégio das Terras de Santa Maria (Santa Maria da Feira), da EB 2/3 do Viso (Porto) e da EB 2/3 Alice Gouveia (Coimbra), que leram e trabalharam os seguintes livros desta editora:
- O Nó dos Livros (de Margarida Fonseca Santos e Gabriela Sotto Mayor)
- A Casa Grande (de João Manuel Ribeiro e Ricardo Rodrigues)
- A Mala Rápida do Senhor Parado (de Rui Almeida Paiva e Sónia Borges)
- Gémeos (de João Manuel Ribeiro e Helena Zália)
- Poemas para Brincalhar (de João Manuel Ribeiro e Anabela Dias)
- O Pastor de Ventos (de António Cabrita e Sónia Borges)
- Amo-te: Poemas para gritar ao coração (de João Manuel Ribeiro e Ângela Ferreira)
- Raras Aves Raras (de João Manuel Ribeiro, dos alunos do Externato Paraíso dos Pequeninos e alunos do Colégio Terras de Santa Maria e Gabriela Sotto Mayor).

A abertura do encontro foi celebrada pelo editor e escritor João Manuel Ribeiro, pela ilustradora e principal responsável do design da editora Anabela Dias, pela ilustradora e escritora Sónia Borges e pela ilustradora Gabriela Sotto Mayor. Todos falaram um pouco das suas experiências profissionais em particular dos livros que criaram para a editora Trinta por uma linha.

A partir dos livros acima referidos houve encenações, manifestos, poemas, canções, etc. Todos se portaram lindamente, no entanto, a apresentação de estreia dos temas musicais “A catatua de crista amarela” e “Casuar” pelo grupo Music’@arte (do Colégio das Terras de Santa Maria) merece especial destaque pois não conseguimos esquecê-las durante horas a fio… Bem ditas musiquinhas que caem tão bem no ouvido. Muitos parabéns!

Foi uma tarde óptima de trocas de experiências leitoras.

(nota: quando as fotos me chegarem publicá-las-ei!)

Sem comentários:

Enviar um comentário