Mostrar mensagens com a etiqueta leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta leitura. Mostrar todas as mensagens

15 de março de 2014

Call for papers - Encontros LI

1ª Chamada de propostas de comunicação e/ou póster
Em 2014 a área temática a privilegiar é a da Leitura (Avaliação, Ensino, Dificuldades), com especial enfoque na leitura digital.
Haverá também um espaço dedicado à apresentação de projetos de promoção da leitura.
Envio de propostas até 30 de Março de 2014.

Para mais informações contacte: encontrosli2014@gmail.com

2 de maio de 2012

Piano Piano de Davide Cali e Éric Héliot

couv piano piano

Chega esta semana às livrarias o quinto título da editora GATO NA LUA.
PIANO PIANO tem texto de Davide Cali (autor do best-seller O QUE É O AMOR?) e ilustrações de Éric Héliot.

20 de abril de 2012

Paulo Galindro e as suas sardinhas

Paulo Galindro, (para quem não conhece - coisa que duvido - um ilustrador português) participou no concurso "Desenha a tua sardinha" (no âmbito das Festas de Lisboa) e... para além das belas sardinhas que nos apresentou, dedicou-se à ESCRITA na semana passada!!!! Foi uma delícia ler tanta palavra bem escolhida e esgalhada, cheia de amor e humor.

Como acho que VALE MESMO A PENA LER e reler, e porque ele foi um simpático e colocou todos os textos num post só no seu blogue, aconselho-vos vivamente a dar lá um salto, a recostarem-se na vossa cadeira e a deixarem-se ir...

19 de abril de 2012

CAMINHOS DE LEITURA biblioteca municipal de pombal

Nos dias 11 e 12 de maio, na biblioteca municipal de Pombal, os livros de literatura para a infância e juventude vão andar de mão em mão... ou, de boca em boca... como preferirem!

convitePOMBAL

12 de abril de 2012

7º Encontro de Bibliotecas Escolares de Gondomar

Folheto Encontro Bibliotecas Escolares 2012_Page_1Folheto Encontro Bibliotecas Escolares 2012_Page_2Folheto Encontro Bibliotecas Escolares 2012_Page_3Folheto Encontro Bibliotecas Escolares 2012_Page_4

A convite da Dra. Liliana Pires, no dia 21 de abril estarei no 7º Encontro de Bibliotecas Escolares, a decorrer na Biblioteca Municipal de Gondomar, para vos falar dos caminhos da ilustração.
Desta vez, falando para um público adulto e conhecedor de livros-álbum, usarei e abusarei do livro
A Avó come muito queijo, é o que é! para abordar questões de leitura de palavras e imagens em conjunto e de como o resultado das duas linguagens em interdependência é surpreendentemente melhor do que qualquer uma delas isoladamente.

Se ficaram curiosos, deem uma espreitadela ao programa (clicando nas imagens para ampliar).

Espero-vos por lá!

O 7.º Encontro de Bibliotecas Escolares de Gondomar, decorrerá nos dias 20 e 21 de abril de 2012, na Biblioteca Municipal de Gondomar. Esta iniciativa é organizada pelas Bibliotecas Escolares de Gondomar e pelo Centro de Formação Júlio Resende, com o apoio da Rede das Bibliotecas Escolares e do Pelouro da Cultura do Município de Gondomar.

As inscrições, no valor de 5 euros, poderão ser efetuadas, até dia 19 de abril, nas instalações do Centro de Formação Júlio Resende, pelo correio, ou por transferência bancária para o NIB da CGD 0035 0351 00049098 3309 4, devendo enviar o comprovativo digitalizado para secretariadocfjr@mail.telepac.pt, indicando o nome completo do candidato/a.

Biblioteca Municipal de Gondomar
Av. 25 de Abril
4420-354 GONDOMAR
Tel. 22 466 47 70 Fax: 22 466 47 79
biblioteca@cm-gondomar.pt

9 de março de 2012

Na Escola Secundária de Monção

Nunca é demais referir que fui convidada para visitar as escolas de Monção pela biblioteca municipal através da Teresa e da Elisabete que muito delicadamente trataram de tudo.

No dia 6 de março fui à escola Secundária conversar com 8º e 9º ano sobre o meu trabalho de ilustradora, a importância da ilustração e o seu contributo semântico, processos técnicos, as pistas que o ilustrador pode ir lançando para atrair os leitores mais curiosos entre muitos outros segredos. As perguntas foram muitas. A primeira hora foi tão bem passada que muitos foram os que não queriam sair para dar lugar aos colegas da sessão seguinte, nem se importavam com o intervalo!

O professor Fernando Magalhães, responsável bibliotecário, foi quem me recebeu e teve a gentileza de fotografar alguns dos momentos que agora partilho convosco.

IMG_0555Primeiro conversei com estes… IMG_0562E depois com estes…
IMG_0556 IMG_0564Também comparei originais com o resultado impresso do livro.
   

Na EB 2,3 de Monção

No dia 5 e 6 de março estive de visita a escolas em Monção, no âmbito da Semana da Leitura, a convite da Biblioteca Municipal de Monção, que este ano resolveu arriscar/variar e convidar um ilustrador. Em nome da biblioteca fui muito bem acolhida pelas simpáticas Teresa e Elisabete, a quem deixo o meu profundo agradecimento.

Dia 5 comecei pela EB 2,3 onde fui recebida pela professora Helena Magalhães, responsável pela biblioteca escolar. Conversei com meninos e meninas do 5º e 6º ano sobre técnicas, materiais, e alguns segredos. Ainda houve tempo para contar uma história, responder a perguntas e dar autógrafos. Foram todos muito simpáticos e curiosos. Uma manhã bem passada!

SDC11867Meninos e meninas na sessão das 9h30. SDC11885Mostrei-lhes que também costumo usar agulhas e linhas de coser. Embora a fotografia não seja muito explícita.
SDC11894Expliquei-lhes como começo os meus desenhos e o que faço quando me engano. SDC11898A estória «a avó come muito queijo, é o que é!» foi ouvida e vista (com a ajuda da professora Helena Magalhães) com muita atenção. Teve críticas excelentes!
SDC11891Mostrei originais e comparei-os com o livro impresso. SDC11896Meninos e meninas na sessão das 11h00.
SDC11880Mostrei originais encaixilhados do livro mais recente. SDC11911E no final da manhã, fui surpreendida com um mimo sobre Monção em forma de livro. Foi a minha companhia para o final do dia. Muito obrigada à professora Helena Magalhães pelo gesto simpático.

nota: As fotos foram gentilmente cedidas pela professora Helena Magalhães.

4 de março de 2012

Semana da Leitura em Monção

Vais celebrar a Semana da Leitura? Eu vou! ;-)

Acabei agora mesmo de fazer as malas, a da roupinha para o dia seguinte (porque vou visitar escolas na segunda e na terça) e a da 'tralha'. Esta última tem muitas surpresas giras: as tintas, os pincéis, os papéis, os furadores mágicos, a borracha maravilha, a mini escultura, os fios, as linhas, as agulhas, a fita cola, os lápis... as obras de arte ;-)... tanta coisa bonita!

Estarei por terras de Monção a convite da Biblioteca Municipal.
Passarei pelas EB 2,3, EBI Tangil, Secundária e EPRAMI.

Até lá, tenham uma boa noite.

17 de fevereiro de 2012

ENCONTROS LI 2012– Encontros de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração

Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, 22+23 Junho 2012, Universidade do Minho, Braga - Portugal (9º encontro nacional | 7º internacional de investigação).

image«Os Encontros de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração decorreram de 1999 até 2002 com uma periodicidade anual passando, a partir desta data, a decorrer apenas de 2 em 2 anos, privilegiando-se, em cada ano, uma área temática.
Em 2012 a área temática a privilegiar é a da Leitura (Avaliação, Ensino, Dificuldades).
Estes Encontros têm como objetivos dar a conhecer e divulgar a investigação que se produz nestas áreas, bem como refletir sobre as práticas docentes que se realizam nas instituições de ensino superior, e têm reunido na Universidade do Minho, em Braga, um grande número de investigadores do país e do estrangeiro, docentes que lecionam na formação de professores, bem como docentes de vários níveis de ensino.
Pretendemos que os Encontros Li – expressão abreviada que entrou já no vocabulário dos seus participantes – continuem a ser um amplo espaço de divulgação, debate e confronto de ideias, e alfobre de investigação interdisciplinar.
Para além de Conferências e Comunicações livres, haverá dois workshops e 4 sessões de pósteres.»

Apresentação de propostas: até 30 de Março Normas para envio.
Resposta: até 30 de Abril

31 de janeiro de 2012

Fernando Alves comenta: O rapaz sem orelhas de burro

No passado sábado o jornalista Fernando Alves esteve na livraria Cabeçudos, no parque das Nações em Lisboa, a ajudar na apresentação do livro «O Rapaz sem Orelhas de Burro», com texto de João Manuel Ribeiro e ilustrações de Marta Madureira (edição da trinta por uma linha). O texto que escreveu para este momento encontra-se no blogue do escritor na íntegra. Vale bem a pena ler, porque quando se começa o difícil é parar.

21 de dezembro de 2011

CHAMADA DE ARTIGOS - 15º Congreso Internacional de Promoción de la Lectura y el Libro

Dias 4, 5 e 6 de Maio de 2012 decorrerá o 15º Congresso Internacional de Promoção da Leitura e do Livro em Buenos Aires, Argentina.

Os interessados deverão enviar as suas propostas de comunicação até 10 de Fevereiro de 2012.

Subordinado à temática “Leer y escribir en el Siglo XXI” (sempre relacionado com a promoção do hábito de leitura) aceitam propostas sobre:

- formação de leitores adultos
- a leitura através da Web
- motivações da leitura em crianças, jovens e adultos
- a leitura e a escrita em contexto de aula com recursos digitais

Para mais informações podem ir por aqui ou por aqui.

20 de dezembro de 2011

A Avó come muito queijo, é o que é!

capaFINAL 150

Mais um livro ilustrado! E escrito!

Com edição da Trinta por uma linha e o apoio da Fundação Montepio (sem a qual não teríamos conseguido avançar) este livro está no forno, quase quase a sair! No dia 23 já vou poder cheirá-lo, folheá-lo, vê-lo, lê-lo… e relê-lo!

É um livro muito especial.

A Avó come muito queijo, é o que é! é o primeiro livro que escrevo, em parceria com Manuela Leite.

Foi um desafio diferente, árduo, mas muito recompensador. Ser responsável pela ilustração, pelo design, pela paginação e (também) pelo texto foi uma tarefa hercúlea, agora sei!

Para vos aguçar a curiosidade deixo-vos uma breve sinopse do dito:

Este livro-álbum, que procura contribuir para o esclarecimento precoce da população acerca da deterioração cognitiva de que muitos adultos, familiares e amigos, padecem, recorre ao ponto de vista da criança para o fazer.
Era uma vez uma avó muito esquecida que gostava de pregar partidas mas, como também era distraída, não dizia a ninguém que a brincadeira já tinha começado. A neta sentia-se injustiçada ao constatar que a avó não era castigada pelas grandes asneiras que fazia. A mãe teve de lhe explicar que a avó comia muito queijo, isto é, estava a perder a memória…

A própria história desta estória dava um filme (não é o que se costuma dizer?). O nascimento deste livro (quando ainda era projecto), como tudo começou, contar-vos-emos, eu e a Manuela Leite, no dia do seu lançamento oficial que ocorrerá em Janeiro do próximo ano. É já daqui a uns dias, não se preocupem. Eu convido-vos com antecedência. Estejam atentos!

18 de dezembro de 2011

O Gato das Botas da Gato na Lua

gb

«Com o intuito de ajudar o dono - um sapateiro à beira da falência - o gato das botas arranja-lhe um cliente muito especial: um gigante que muda de forma muito facilmente. Este manda executar fantásticas botas, com os melhores couros, mas recusa-se a pagá-las.
Então, o gato tem uma ideia…»

 

Gato na lua

16 de dezembro de 2011

Os Presentes no Cata Livros

Para ver é só clicar na imagem.

14 de dezembro de 2011

MOCHO COMI - convite

Este sábado, dia 17, na Papa-livros, pelas 16h30, é o lançamento do mais recente livro da Tcharan, MOCHO COMI, com texto de Carlos Nogueira e ilustrações de Marta Madureira.

convite_mocho-comi

30 de novembro de 2011

Presentes de Natal - 2

Aqui ficam mais sugestões de presentes de Natal: Romances, policiais, biografias, livros de poemas… LIVROS!


capa A Casa dos Feitiços
coração apertadoEsta imagem que vos ofereço, do (miolo do) LIVRO A Casa dos Feitiços, com texto de João Manuel Ribeiro, foi criada para o poema «Como (re)fiz a casa».

23 de novembro de 2011

LER – Leitura em Revista

A LER – Leitura em Revista é uma revista interdisciplinar de estudos avançados em leitura com publicação semestral, em versão eletrónica, da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. Tem como objetivo divulgar textos originais sobre o eixo temático da leitura que privilegiem pesquisas de natureza predominantemente qualitativas, a fim de contribuir para o desenvolvimento de estudos sobre leitura numa perspectiva crítica, transformadora e interdisciplinar.

Neste número 3 poderão ler textos de Maria Nikolajeva: «Reading other people’s minds through word and image», Sophie Van der Linden: «Lire l’album, entre texte, image et support» e Perry Nodelman: «On the Border between Implication and Actuality: Children Inside and Outside of Picture Books», entre muitos outros.

Podem aceder aos números 1 e 2 e enviar artigos para apreciação (a pensar já no número 4) até dia 15 de Dezembro.

Boas leituras!

Nota: No caso de investigadores que não falam (nem escrevem) português a revista apresenta os seus textos na língua original e as respectivas traduções.

22 de novembro de 2011

Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço!

For Their Children, Many E-Book Fans Insist on Paper é um artigo de Matt Richtel e Julie Bosman para o The New York Times (20 de Novembro de 2011) sobre pais, adeptos da tecnologia digital e utilizadores intensos deste tipo de ferramenta, que desejam para as suas crianças (pequenas) livros à moda antiga, mais conhecidos por, livros em papel.

«Print books may be under siege from the rise of e-books, but they have a tenacious hold on a particular group: children and toddlers. Their parents are insisting this next generation of readers spend their early years with old-fashioned books.
This is the case even with parents who themselves are die-hard downloaders of books onto Kindles, iPads, laptops and phones. They freely acknowledge their digital double standard, saying they want their children to be surrounded by print books, to experience turning physical pages as they learn about shapes, colors and animals.»

Para continuar a ler.