29 de fevereiro de 2012

Literatura Infantil e Globalização. Vozes, Rostos e Imagens.

image

«Acaba de ser publicada a obra Literatura Infantil e Globalização. Vozes, Rostos, Imagens. Esta obra, com 443 páginas, distribuídas por 24 capítulos, encontra-se dividida em duas partes: a primeira, consagrada à temática da Memória e da Representação, no âmbito da qual os vários autores caracterizam, analisam e explicitam rostos e imagens que possibilitam representar cultural e literariamente a atual literatura de potencial recepção leitora infantil e juvenil; a segunda, consagrada à temática das Vozes, Lugares e Ação, onde os autores explicitam os meios pelos quais a literatura infantil e juvenil é hoje um poderoso e muito relevante veículo para a formação efetiva de leitores, que leem por prazer, em qualidade e em quantidade. A obra, produzida com o patrocínio do Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ), encontra-se disponível para aquisição em dois formatos:
- digital, com o preço de 9,90 euros;
- em papel, com o preço de 24,99 euros, beneficiando de um desconto de 10% (22,49 euros). (A obra em papel dispõe de ISBN).»

Fernando Azevedo, Armindo Mesquita, Ângela Balça e Sara Reis da Silva assumem a coordenação desta compilação. Também poderá ler os seguintes autores: Alba Alonso Feijoo, Maria António Hörster, Maria Amélia Gonçalves da Cruz, Maria da Conceição Tomé, Glória Bastos, João Manuel Ribeiro, Blanca-Ana Roig Rechou, Isabel Mociño, Gisela Silva, Gabriela Sotto Mayor (eu), Carlos Manuel da Costa Teixeira, Renata Junqueira de Souza, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, João Sardinha, Danielle Medeiros de Souza, Naire Jane Capistrano, Pedro Rafael Neto Gomes, António Pereira Pais, Maria da Graça Sardinha, Maria de Lurdes Castanheta Pelarigo, Glória Solé, Cibele Lucena de Almeida, Antônia Fernanda Jalles, Eliane Santana Dias Debus, Rebeca Ramos Campos e Sandro Silva Cordeiro.

Sobre o capítulo onde participo as palavras prévias rezam assim: «No décimo terceiro capítulo João Manuel Ribeiro e Gabriela Sotto Mayor interrogam o lugar, o papel e a função de alguns textos para a infância e juventude que se abrigam sob a designação de “Filosofia para Crianças”, dado que entendem que a sua configuração textual, gráfica e ilustrativa é similar aos textos da literatura infantil e juvenil.»

Para saber mais podem consultar este endereço. Lá encontram um cheirinho do miolo através do índice e de algumas palavras prévias.

17 de fevereiro de 2012

ENCONTROS LI 2012– Encontros de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração

Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, 22+23 Junho 2012, Universidade do Minho, Braga - Portugal (9º encontro nacional | 7º internacional de investigação).

image«Os Encontros de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração decorreram de 1999 até 2002 com uma periodicidade anual passando, a partir desta data, a decorrer apenas de 2 em 2 anos, privilegiando-se, em cada ano, uma área temática.
Em 2012 a área temática a privilegiar é a da Leitura (Avaliação, Ensino, Dificuldades).
Estes Encontros têm como objetivos dar a conhecer e divulgar a investigação que se produz nestas áreas, bem como refletir sobre as práticas docentes que se realizam nas instituições de ensino superior, e têm reunido na Universidade do Minho, em Braga, um grande número de investigadores do país e do estrangeiro, docentes que lecionam na formação de professores, bem como docentes de vários níveis de ensino.
Pretendemos que os Encontros Li – expressão abreviada que entrou já no vocabulário dos seus participantes – continuem a ser um amplo espaço de divulgação, debate e confronto de ideias, e alfobre de investigação interdisciplinar.
Para além de Conferências e Comunicações livres, haverá dois workshops e 4 sessões de pósteres.»

Apresentação de propostas: até 30 de Março Normas para envio.
Resposta: até 30 de Abril

13 de fevereiro de 2012

O dia do lançamento do livro A AVÓ COME MUITO QUEIJO, É O QUE É!

Pois é! Este post já vem um pouco atrasado, mas, ainda assim, espero que gostem de saber que o lançamento do meu livro mais recente correu muito bem. Às mil maravilhas, como gosto de dizer.

A Salta Folhinhas esteve cheia de gente amiga e bem disposta.

image

E correu tão bem que a fila para os autógrafos organizou-se mesmo antes de apresentarmos o livro. Foi muito engraçado.

image

Claro que desmobilizar tamanha sede de dedicatórias para que pudéssemos começar pelo princípio foi difícil, mas lá conseguimos. Levámos todos os curiosos para uma salinha onde contámos como tudo se passou, porque o nascer deste livro dava um filme, bem comprido…já que não aconteceu tudo pela ordem mais comum.

image
Nós trocamos e-mails e telefonemas durante três anos até que, finalmente, nos conhecemos na primeira reunião que tivemos com o nosso editor, já o projeto estava bem lançado. Mas a estória original, a que a Manuela Leite me enviou, já tem alguns anos (mais do que três). E num daqueles dias em que temos tanto que fazer mas a vontade é fazer tudo menos o que é mesmo preciso, procrastinei (com sucesso) ao aventurar-me na reescrita da estória original. Depois dos tais imensos telefonemas e e-mails, o resultado que agora vos apresentamos fez-nos sorrir, e ainda faz.

Espero que possam ter o prazer de a partilhar, com miúdos ou graúdos!

image

A exposição dos originais também foi muito bem recebida pelo público havendo já alguns quadros que vão morar para outras casas.

image

Para os que não puderam aparecer, ainda podem lá dar um saltinho até ao fim do mês.

image

8 de fevereiro de 2012

O Veado Florido no cata livros

O Veado Florido foi escrito por António Torrado e ilustrado por Manuela Bacelar.

Cliquem na imagem para ver/ler.