Mostrar mensagens com a etiqueta imaginário. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta imaginário. Mostrar todas as mensagens

20 de março de 2013

Versos de no sé qué


O livro «Versos de não sei quê», da Trinta Por Uma Linha, acaba de ser publicado em língua castelhana, na Colômbia, pela Panamericana Editorial. Notícia boa!
Espero que seja muito bem recebido por lá como tem sido por cá!
A juntar-se ao meu estão mais três livros, podem matar a curiosidade por aqui.

12 de abril de 2012

7º Encontro de Bibliotecas Escolares de Gondomar

Folheto Encontro Bibliotecas Escolares 2012_Page_1Folheto Encontro Bibliotecas Escolares 2012_Page_2Folheto Encontro Bibliotecas Escolares 2012_Page_3Folheto Encontro Bibliotecas Escolares 2012_Page_4

A convite da Dra. Liliana Pires, no dia 21 de abril estarei no 7º Encontro de Bibliotecas Escolares, a decorrer na Biblioteca Municipal de Gondomar, para vos falar dos caminhos da ilustração.
Desta vez, falando para um público adulto e conhecedor de livros-álbum, usarei e abusarei do livro
A Avó come muito queijo, é o que é! para abordar questões de leitura de palavras e imagens em conjunto e de como o resultado das duas linguagens em interdependência é surpreendentemente melhor do que qualquer uma delas isoladamente.

Se ficaram curiosos, deem uma espreitadela ao programa (clicando nas imagens para ampliar).

Espero-vos por lá!

O 7.º Encontro de Bibliotecas Escolares de Gondomar, decorrerá nos dias 20 e 21 de abril de 2012, na Biblioteca Municipal de Gondomar. Esta iniciativa é organizada pelas Bibliotecas Escolares de Gondomar e pelo Centro de Formação Júlio Resende, com o apoio da Rede das Bibliotecas Escolares e do Pelouro da Cultura do Município de Gondomar.

As inscrições, no valor de 5 euros, poderão ser efetuadas, até dia 19 de abril, nas instalações do Centro de Formação Júlio Resende, pelo correio, ou por transferência bancária para o NIB da CGD 0035 0351 00049098 3309 4, devendo enviar o comprovativo digitalizado para secretariadocfjr@mail.telepac.pt, indicando o nome completo do candidato/a.

Biblioteca Municipal de Gondomar
Av. 25 de Abril
4420-354 GONDOMAR
Tel. 22 466 47 70 Fax: 22 466 47 79
biblioteca@cm-gondomar.pt

15 de março de 2012

A Casa dos Feitiços em Bolonha

imageA Casa dos Feitiços, ilustrado por mim e escrito por João Manuel Ribeiro é um dos “100 livros para o futuro” que estará em exposição no stand de Portugal na Feira do Livro Infantil de Bolonha!

Para quem não sabe do que estou a falar aqui vão umas dicas: Portugal é o País Convidado pela Feira do Livro Infantil em Bolonha 2012, um evento importantíssimo no mundo da ilustração para a infância, onde se apresenta o que de melhor se faz por cá nessa área. Os comissários da Ilustrarte - Ju Godinho e Eduardo Filipe – selecionaram 25 ilustradores portugueses para representar o país. A feira decorrerá já na próxima semana (19 a 21 de março).

A DGLB - Direção Geral do Livro e das Bibliotecas - também selecionou um conjunto de livros (publicados entre 2010 e 2012) a que chamou "100 livros para o futuro", que estarão em exposição (para que possam ser folheados, cheirados, observados e lidos) no stand de Portugal. O meu A casa dos Feitiços é um dos felizes contemplados! Eina, eina!

9 de março de 2012

Na Escola Secundária de Monção

Nunca é demais referir que fui convidada para visitar as escolas de Monção pela biblioteca municipal através da Teresa e da Elisabete que muito delicadamente trataram de tudo.

No dia 6 de março fui à escola Secundária conversar com 8º e 9º ano sobre o meu trabalho de ilustradora, a importância da ilustração e o seu contributo semântico, processos técnicos, as pistas que o ilustrador pode ir lançando para atrair os leitores mais curiosos entre muitos outros segredos. As perguntas foram muitas. A primeira hora foi tão bem passada que muitos foram os que não queriam sair para dar lugar aos colegas da sessão seguinte, nem se importavam com o intervalo!

O professor Fernando Magalhães, responsável bibliotecário, foi quem me recebeu e teve a gentileza de fotografar alguns dos momentos que agora partilho convosco.

IMG_0555Primeiro conversei com estes… IMG_0562E depois com estes…
IMG_0556 IMG_0564Também comparei originais com o resultado impresso do livro.
   

Na EB 2,3 de Monção

No dia 5 e 6 de março estive de visita a escolas em Monção, no âmbito da Semana da Leitura, a convite da Biblioteca Municipal de Monção, que este ano resolveu arriscar/variar e convidar um ilustrador. Em nome da biblioteca fui muito bem acolhida pelas simpáticas Teresa e Elisabete, a quem deixo o meu profundo agradecimento.

Dia 5 comecei pela EB 2,3 onde fui recebida pela professora Helena Magalhães, responsável pela biblioteca escolar. Conversei com meninos e meninas do 5º e 6º ano sobre técnicas, materiais, e alguns segredos. Ainda houve tempo para contar uma história, responder a perguntas e dar autógrafos. Foram todos muito simpáticos e curiosos. Uma manhã bem passada!

SDC11867Meninos e meninas na sessão das 9h30. SDC11885Mostrei-lhes que também costumo usar agulhas e linhas de coser. Embora a fotografia não seja muito explícita.
SDC11894Expliquei-lhes como começo os meus desenhos e o que faço quando me engano. SDC11898A estória «a avó come muito queijo, é o que é!» foi ouvida e vista (com a ajuda da professora Helena Magalhães) com muita atenção. Teve críticas excelentes!
SDC11891Mostrei originais e comparei-os com o livro impresso. SDC11896Meninos e meninas na sessão das 11h00.
SDC11880Mostrei originais encaixilhados do livro mais recente. SDC11911E no final da manhã, fui surpreendida com um mimo sobre Monção em forma de livro. Foi a minha companhia para o final do dia. Muito obrigada à professora Helena Magalhães pelo gesto simpático.

nota: As fotos foram gentilmente cedidas pela professora Helena Magalhães.

4 de março de 2012

Semana da Leitura em Monção

Vais celebrar a Semana da Leitura? Eu vou! ;-)

Acabei agora mesmo de fazer as malas, a da roupinha para o dia seguinte (porque vou visitar escolas na segunda e na terça) e a da 'tralha'. Esta última tem muitas surpresas giras: as tintas, os pincéis, os papéis, os furadores mágicos, a borracha maravilha, a mini escultura, os fios, as linhas, as agulhas, a fita cola, os lápis... as obras de arte ;-)... tanta coisa bonita!

Estarei por terras de Monção a convite da Biblioteca Municipal.
Passarei pelas EB 2,3, EBI Tangil, Secundária e EPRAMI.

Até lá, tenham uma boa noite.

31 de janeiro de 2012

Fernando Alves comenta: O rapaz sem orelhas de burro

No passado sábado o jornalista Fernando Alves esteve na livraria Cabeçudos, no parque das Nações em Lisboa, a ajudar na apresentação do livro «O Rapaz sem Orelhas de Burro», com texto de João Manuel Ribeiro e ilustrações de Marta Madureira (edição da trinta por uma linha). O texto que escreveu para este momento encontra-se no blogue do escritor na íntegra. Vale bem a pena ler, porque quando se começa o difícil é parar.

10 de novembro de 2011

Béatrice Coron (paper cuts)

Conheci o trabalho desta artista numa TED talk e fiquei a-bso-lu-ta-men-te maravilhada!! O detalhe nos seus trabalhos é genial e a simplicidade e desprendimento com que fala do seu trabalho é admirável. Assim, é imperativo que (para além de verem a tal TED talk) visitem o site de Béatrice Coron. Deixo-vos algumas imagens roubadas do site da artista, só para vos aguçar a curiosidade.
Ide, ide, cliquem!! Vai valer a pena!
imageimage
image

2 de novembro de 2011

COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CULTURA E IMAGINÁRIO

«A Comissão Organizadora do COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CULTURA E IMAGINÁRIO - Cultivando a Imaginação, Aprendendo com o Imaginário, vem, por este meio, convidar Vª Exa. a estar presente no referido evento, que se realizará no próximo dia 11 de Novembro, 6ª feira, com início pelas 9h30, no Anfiteatro do Centro Multimédia  do Instituto de Educação.

Esta iniciativa, organizada pelo Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho, com a colaboração do Centro de Investigação em Educação do IE/UM (CIEd), realiza-se no âmbito do Projeto Coletivo de Investigação “Educação e Imaginário”, inscrito no Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação, e vem no seguimento de outros já realizados anteriormente.

INSCRIÇÕES:

As inscrições devem ser feitas para o e-mail: calexandra@ie.uminho.pt enviando os seguintes elementos:

· NOME
· MORADA
· Nº CONTRIBUINTE
· COMPROVATIVO DE PAGAMENTO

PAGAMENTO

■Público em geral: 15 euros
■Alunos da Universidade do Minho: 10 euros

NIB: 0035.0171.00167322630.15 (Caixa Geral de Depósitos)

A inscrição inclui:

◦Admissão a todas as sessões
◦Certificado de participação no colóquio»

Cliquem nas imagens para aumentar.

COLÓQUIO INTERNACIONAL2011-diptico (3)_Page_1 COLÓQUIO INTERNACIONAL2011-diptico (3)_Page_2

Para mais informações vá por aqui.