Na passada sexta-feira à noite (dia 23 de Abril), ajudando à comemoração do
Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor, estivemos à conversa na Biblioteca Municipal de Gondomar (BMG) sobre as
Práticas Sociais do Livro Ilustrado. As ilustres convidadas foram (e que podemos ver em baixo da esquerda para a direita)
Fernanda Freitas (coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares) desempenhando o papel de moderadora,
Cristina Madureira (professora do Ensino Básico e investigadora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto),
Elsa Lé (ilustradora e escritora) e
Gabriela Sotto Mayor (ilustradora e investigadora no Instituto da Educação da Universidade do Minho).

O convite foi feito pela coordenadora da BMG, Isabel Pereira (que podemos ver mais à direita da fotografia em baixo). O Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, Dr. Fernando Paulo, também nos deu a honra da sua presença e contribuições à conversa animada (na fotografia é o segundo a contar da direita).

As intervenções foram muitas e pertinentes dos (poucos mas) muito interessados participantes na tertúlia (penso até que não houve ninguém que não tivesse participado). Foi muito agradável ver que o que tínhamos para dizer era de facto importante para as vidas quotidianas e profissionais dos presentes. É uma iniciativa a repetir.

Cada um dos convidados falou um pouco das suas experiências profissionais e de vida, relacionadas com: a prática social do livro ilustrado, livro que deve ser usado e abusado, e que enquanto objecto desencadeia relações interpares relevantes para o desenvolvimento da criança (em idade pré-escolar); a importância da leitura da ilustração para a criança que ainda não está familiarizada com o código verbal, mas também para o adulto mediador. Mediador que, na opinião de todas as convidadas, receia os livros que vivem (quase) exclusivamente da imagem. Uma questão a resolver… Entre tantos outros assuntos que foram abordados durante quase duas horas e meia de conversa, e que só terminou porque o dia de todos (convidadas e participantes) tinha sido muito comprido e o merecido descanso era devido.

Podem ainda dar lá um salto para ver a exposição das ilustrações da Elsa Lé (em cima) e minhas (em baixo).
As minhas encontram-se à venda.
A BMG tem na sua entrada uma exposição belíssima de pássaros em origami, a não perder.
Sem comentários:
Enviar um comentário