28 de outubro de 2009

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Outubro é o mês internacional da Biblioteca Escolar e foi hoje assinalado no Externato Paraíso dos Pequeninos em Lourosa (Santa Maria da Feira), com a visita de uma Ilustradora portuguesa de reconhecido mérito (moi-même). Estive à conversa com meninos e meninas muito pequeninos (desde os 3 até aos 5 anos de idade) mostrando meios e técnicas de ilustração e contando alguns segredos da minha experiência nesta profissão. Também eles experimentaram ser ilustradores por um dia através de uma actividade desenvolvida em contexto de sala de aula com a ajuda das educadoras: a história que as palavras (de Ana Oom) e as (minhas) imagens contam, no livro Mais vale tarde do que nunca (edição do Expresso), foram lidas aos pequenos artistas até determinada página, depois, apenas as palavras foram reveladas. A partir daí a imaginação deles pôs mãos à obra e muitos foram os desenhos que surgiram para ajudar a clarificar o provérbio que o livro trazia. Foi uma experiência muito enriquecedora. paraíso dos pequeninos 
Também estive à conversa com meninos e meninas menos pequenos (desde o 1º até ao 4º ano) mostrando meios e técnicas de ilustração assim como alguns desenhos fresquinhos (do livro natalício que já vos falei) para que conseguissem distinguir alguns dos muitos e diferentes materiais que se podem utilizar em ilustração. Claro que também lhes contei alguns segredos… Estes meninos e meninas experimentaram ser escritores por um dia através de uma actividade desenvolvida em contexto de sala de aula com a ajuda das professoras: Caneta Feliz foi escrito pelo João Pedro Mésseder e ilustrado por mim (Trampolim edições) e foi o livro utilizado para ser lido e visto até determinada página, depois, só as imagens foram mostradas. A partir daí a imaginação deles foi rainha e senhora dando origem a diferentes finais para o fim da história. Foram muitas e diferentes as interpretações que os vários pequenos escritores fizeram das minhas ilustrações. Foi uma experiência igualmente enriquecedora. Principalmente porque conseguiu-se mostrar que o leitor, seja ele de imagens ou de palavras, tem uma parte significativamente importante em todo o processo de fruição de um livro.paraíso dos pequeninos1 
Uri Shulevitz (1997) conta que um livro álbum nunca seria compreendido na totalidade se fosse lido pela rádio, uma vez que o significado das palavras ouvidas não estaria claro ou estaria incompleto sem as ilustrações. O mote para a conversa com os mais graúdos (2º e 3º ciclo) do Colégio das Terras de Santa Maria em Argoncilhe (Santa Maria da Feira),  foi precisamente este. Com o auxílio do livro Caneta Feliz falei-lhes da relação de interdependência existente entre a palavra e a imagem e de como uma história se transforma quando ambos os códigos (verbais e visuais) são lidos em simultâneo.

Foi uma bela tarde de promoção da leitura e da biblioteca escolar.

Nota: Colocarei mais tarde alguns dos resultados das actividades desenvolvidas pelos meninos e meninas do Externato Paraíso dos Pequeninos.

21 comentários:

  1. Professora Carina Resende30 outubro, 2009 22:47

    Cara ilustradora, sem dúvida que o trabalho desenvolvido consigo foi muito importante para todos. Os alunos adoraram esta experiência e sentiram-se orgulhosos do resultado final.
    Este tipo de iniciativas são de louvar, pois revelam-se fulcrais para o desenvolvimento do gosto pela escrita.
    Obrigada pelo momento e pela oportunidade que nos proporcionou!
    Um beijinho especial dos amigos do 2.ºC, da Escola Global

    ResponderEliminar
  2. Em meu nome e em nome dos alunos do 1.ºA do Externato "Paraíso dos Pequeninos", agradeço a visita que nos fez no passado dia 28. Foi uma experiência ímpar para os nossos alunos, em especial para os meninos do 1.º ano, que iniciam agora a "aventura" de aprender a ler e a escrever. Para eles, a ilustração de um livro é muito importante, uma vez que se encontram numa fase em que ainda "lêem" através das imagens.
    Foi uma tarde muito divertida e rica em partilha de experiências!

    ResponderEliminar
  3. Ana Maria Carneiro31 outubro, 2009 20:34

    Como professora do Colégio das Terras de Santa Maria gostaria de manifestar a importância da visita da ilustradora, pois o contacto com os alunos é essencial para eles perceberem todo o processo da ilustração de uma história. Os alunos e professores esperam repetir esta agradável visita e, assim, fortalecerem o gosto pela leitura. Obrigada pelo momento de enriquecimento.

    ResponderEliminar
  4. Professora Audrey31 outubro, 2009 21:10

    Cara Gabriela,
    a turminha do 2.º A agradece desde já a visita, pois, até então, nunca tinham pensado em quão complexo e divertido pode ser a elaboração das ilustrações de um livro… Certamente que, a partir de agora, irão ver com outros olhos qualquer ilustração, tentando adivinhar que materiais e que técnicas terão sito utilizadas na sua concepção.
    Por tudo isto, esta visita foi, sem dúvida, de uma grande importância, principalmente pelo facto de ter sido dirigida a um público que está a dar os primeiros passos no mundo das letras.
    Aguardamos, ansiosos, uma próxima visita!

    ResponderEliminar
  5. Clarisse Pinão31 outubro, 2009 23:35

    Em nome de todos os alunos do Colégio das Terras de Santa Maria, gostaria de lhe agradecer a sua disponibilidade. Foi muito interessante a sua exposição. Transmitiu a todos o gosto e a paixão que coloca naquilo que faz e fez-nos perceber que um livro pode conter uma mensagem muito para além das palavras...

    ResponderEliminar
  6. Os alunos do 1.ºB agradecem a sua disponibilidade e simpatia. Os pequenotes adoraram conhecer os meios e técnicas de ilustração, usados pela Gabriela. Para além disso, ficaram muito contentes em poder oferecer-lhe as suas ilustrações.
    Foi um grande momento de partilha!

    ResponderEliminar
  7. Cara ilustradora,
    creio que a sua visita ao Colégio das Terras de Santa Maria foi bastante enriquecedora para alunos e professores. Todos nós ficamos mais atentos aos pormenores de ilustração que os livros nos oferecem. Na qualidade de professora de Língua Portuguesa, achei particularmente interessante a referência à necessidade de ler e reler uma obra para apreender diversos sentidos. É esta noção de livro enquanto "Ser" que tento transmitir aos meus alunos.
    Um sincero muito obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Os alunos do 1.ºB agradecem a sua disponibilidade e simpatia. Foi com muito entusiasmo que conheceram meios e técnicas de ilustração e com muito empenho e carinho que ilustraram finais para a história "Mais vale tarde do que nunca".
    Foi um grande momento de partilha.
    Beijinhos dos pimpolhos do 1.ºB

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde!

    Venho por este meio expressar a minha admiração pessoal pelo óptimo trabalho que desenvolve e comunicar-lhe que os alunos do Colégio das Terras de Santa Maria adoraram a sua presença entre eles, conforme pude constatar pelas conversas e perguntas que me fizeram sobre a sua actividade, no dia seguinte.

    ResponderEliminar
  10. Cara Gabriela, os alunos do 4.ºA agradecem a sua vinda à nossa escola, bem como a forma como nos cativou, explicando o seu trabalho e revelando alguns truques técnicos.
    Ficámos fascinados com os materiais e com as técnicas que utiliza para produzir os seus desenhos. Até já pedimos à nossa professora para aplicarmos algumas dessas técnicas.
    Esperemos que esta seja a primeira de muitas visitas pois ficaram muitas perguntas por fazer.
    25 beijinhos ilustrados dos alunos do 4.º A e da professora Carina Carvalho.

    ResponderEliminar
  11. Cátia Lima Dias02 novembro, 2009 17:51

    Agradeço o empenho, a dedicação e o profissionalismo que demonstrou na visita à nossa instituição. O dia 28 de Outubro foi, sem dúvida, bastante motivador, reflectindo em todos os alunos a paixão pela arte de ilustrar.

    ResponderEliminar
  12. Cara ilustradora,
    Depois da sua exposição, bastante enriquecedora aliás,fico com a sensação de que a ilustração é a alma de um livro. Obrigada por nos mostrar de um modo tão claro e simples como nasce uma imagem e contribuir para estimular o gosto pela leitura dos nossos alunos.
    Aguardamos uma próxima visita.

    ResponderEliminar
  13. Cara Gabriela,
    é através de pessoas criativas, sensíveis e disponíveis, como a ilustradora, que crianças tão pequenas têm a oportunidade de sonhar e de experimentar novos mundos, cheios de cor e fantasia, para além daqueles que habitualmente lhes são narrados.
    Assim, e porque "uma imagem vale mais do que mil palavras", esperamos que nos volte a visitar para que, uma vez mais, nos inspire e surpreenda com a sua criatividade.
    Obrigada, até breve!
    Um beijinho dos meninos da sala dos 3 anos.

    ResponderEliminar
  14. Cara Gabriela,
    os pequenos leitores do 2.ºB agradecem, antes de mais, a visita que nos fez e a simpatia com que nos brindou ao explicar algumas técnicas da arte de ilustrar.
    As ilustrações de um livro são de tal forma importantes que permitem às nossas crianças entrar num universo mágico e misterioso através da "experiência de olhar" e de "ver".
    Por isso, agradecemos o seu contributo, como artista que pinta as suas histórias e as suas personagens, com vitalidade e originalidade.
    Esperamos, expectantes, uma próxima visita.
    Beijinhos dos amiguinhos do 2.ºB.

    ResponderEliminar
  15. Carolina Serralva03 novembro, 2009 17:29

    Cara ilustradora:
    Os meninos da sala dos Piratas, dos 5 anos, ficaram surpreendidos com as técnicas que se podem utilizar na ilustração de uma história. A sua visita foi uma mais valia para fomentar, nas crianças, a expressão da criatividade e imaginação, através do desenho.
    Um milhão de beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Cara Gabriela:
    Os meninos da sala dos Artistas de Palmo e Meio, dos 4 anos, ficaram deliciados com a forma carinhosa e criativa com que nos recebeu. Por isso, é com enorme entusiasmo que agradecemos a simplicidade com que nos explicou as diversas técnicas na arte da ilustração.
    Obrigado pela sua simpatia.
    Um beijinhos destes pequenos artistas

    ResponderEliminar
  17. Cara Gabriela:
    Os meninos de 5 anos vêm por este meio agradecer a sua presença. O seu contributo, a nível da arte de ilustração foi, para nós, motivo de maior entusiasmo e motivação na leitura de imagens de uma história. Esperemos que nos volte a visitar.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  18. Cara Gabriela,
    A presença de uma ilustradora no nosso colégio veio mostrar que um livro só fica completo com a criatividade, a arte e o poder da imagem. Momentos como este, são dignos de registo dada a importância da leitura que todos os dias tentamos incutir nos nossos alunos. Estes mostraram muito interesse e entusiasmo pela ilustração, pelo que aguardamos uma próxima visita.
    Beijinhos dos meninos da sala dos 4 anos, os Moranguinhos!

    ResponderEliminar
  19. "Uma imagem vale mais do que mil palavras."
    Os alunos do 4.ºB agradecem profundamente à ilustradora Gabriela a sua vinda ao Externato, para partilhar momentos únicos e contribuir para uma construção mais harmoniosa e completa de todos nós. Aqui fica um grande obrigada.
    Beijinhos especiais dos alunos do 4.ºB.

    ResponderEliminar
  20. Os olhos são as nossas janelas para o mundo e, foi com imenso prazer que, os nossos foram presenteados com a visita da ilustradora Gabriela, à nossa Escola. Sem dúvida que foi um momento marcante, que ficará para sempre "pintado" nos nossos pequenos corações.
    Nós, alunos do 3.ºB, agradecemos...
    Muitos beijinhos!

    ResponderEliminar
  21. Querida Gabriela,
    os alunos do 3.ºA agradecem a sua visita ao Externato "Paraíso dos Pequeninos".Esta foi uma mais valia para todos, porque despertou, ainda mais, o gosto e interesse, quer pela escrita, quer pela ilustração.
    Por tudo isto, um muito obrigada!
    Beijinhos "ilustrados" do 3.ºA.

    ResponderEliminar