18 de outubro de 2009

Estou chateada…

As razões que me levam a escrever por cá são sempre boas. Infelizmente, hoje, passa-se precisamente o oposto.

Declaração de intenção de renúncia de responsabilidade

Verifiquei que o facto de assinar o design e ilustração da capa de um livro, editado recentemente, não foi suficiente para obter a responsabilidade pelo trabalho final, já que sem qualquer aviso, notificação ou manifestação de descontentamento pela Arte Final aprovada, fizeram alterações ao meu trabalho. Nada poderá desculpar o facto, principalmente quando a alteração em causa perturba não só a estética do projecto mas também a sua funcionalidade.

Poderia gastar agora muitas linhas a invocar o direito de criação, o respeito inexistente pela profissão, assim como discutir o conceito de Arte “Final”, que afinal não é tão “final” como poderíamos pensar. Mas nada poderá fazer esquecer o choque que senti ao ouvir um livreiro dizer-me: «Estou chateado consigo!» porque não conseguia fazer a leitura do código de barras. Foi quando descobri que tinham desvirtuado o conceito que criei para a contracapa e, consequentemente, o meu trabalho.

… e estar chateada é pouco para dizer o que sinto.

10 comentários:

  1. Partilho do teu desapontamento...
    bj

    ResponderEliminar
  2. Tamos contigo, Gabi!

    Beijos,
    Vasco

    ResponderEliminar
  3. Como também sou ilustradora também já fiquei muito decepcionada com a falta de sensibilidade e respeito para com o meu trabalho...com algumas surpresas pouco agradáveis após a publicação e com graves danos em originais...É muito importante clarificar tudo muito bem em contrato...
    Parabéns pelo seu trabalho
    Com um abraço
    Fátima Afonso

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pelo apoio (à Anabela, ao Vasco e à Fátima). Aproveito para dizer à Fátima Afonso que sou grande fã do seu trabalho. Tenho alguns dos seus livros :). Continuação de excelentes projectos!

    ResponderEliminar
  5. De facto, e apesar de se começarem a sentir algumas mudanças de atitude positivas face à ilustração, ainda se verificam situações de grande desrespeito para com o trabalho do ilustrador. Infelizmente também já senti isto na pele.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Gabriela!

    Pois... também já nos aconteceram histórias parecidas, aqui no atelier... já me pediram opinião para o design e paginação (incluindo a colocação das ilustrações) para depois ignorarem por completo tudo o que foi dito ou sugerido por mim... mais valia não me ter dado ao trabalho...
    Beijinhos!

    Carla Nazareth

    ResponderEliminar
  7. Nem sabia que era possível isso acontecer...
    Beijo grande de apoio no teu descontentamento.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Helena, Carla e Joana pela solidariedade.
    Joana, não fazia ideia que a Ovelha Negra era tua... Mas que bem! Tenho que dar por aí um salto.

    ResponderEliminar
  9. Já nada me espanta! Partilho da tua desilusão...XXL...
    Grande beijo de apoio!
    Gena

    ResponderEliminar
  10. Minha querida Gabriela
    Partilho a sua indignação!
    Juntas fizemos nascer um livro e, também por isso, sinto a alteração do seu texto como se de um texto meu se tratasse.
    Beijinhos cúmplices e uma flor da alegria para si.
    Manuela e Fausto

    ResponderEliminar