Olhem esta delícia que eu roubei do blog do Richard Câmara. Estes retratos, da Anabela Dias e meu (Gabriela Sotto Mayor ), made by Richard Câmara (nunca é de mais dizê-lo ), foram feitos durante um dos nossos almoços no IV Encontro Nacional de Ilustração. Coisa para pouquíssimos minutos mas carregadinhos de expressividade. Obrigada Richard!
31 de outubro de 2011
28 de outubro de 2011
27 de outubro de 2011
Trinta por uma Linha – novidades
26 de outubro de 2011
IV Encontro Nacional de Ilustração – Paulo Galindro
Não resisto em mostrar-vos o contributo e em especial a generosidade do ilustrador Paulo Galindro no IV Encontro Nacional de Ilustração em São João da Madeira. Depois das visitas dele as escolas ficaram todas mais ricas! Cliquem na imagem (‘roubada’ do blogue do ilustrador) para saber porquê. |
25 de outubro de 2011
IV Encontro Nacional de Ilustração – Exposição Artistas Suíços
Na Biblioteca da Junta de Freguesia de São João da Madeira em Fundo de Vila visitamos a exposição colectiva dos artistas suíços: Albertine, Anne Wilsdorf, Catherine Louis, Irène Schoch e Nicolas Zobel.
24 de outubro de 2011
Colóquio Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa para Crianças e Jovens
Decorrerá dias 26 e 27 de Outubro de 2011 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Para saber mais.
IV Encontro nacional de Ilustração – WORKSHOPS
A experiência com os adultos foi uma novidade nos encontros mas, a meu ver, muito bem sucedida. Todos se mostraram interessadíssimos e curiosos, o feedback que tive no momento foi muito bom. Foram tão simpáticos que no final ofereceram-me um lanchinho (cevada e bolo caseiro) e um frasquinho de compota caseira de abóbora com nozes. Já provei e é uma delícia!
Espero que estas oficinas se mantenham por muitos anos!
14 de outubro de 2011
Ilustração para manual de língua Portuguesa
12 de outubro de 2011
9 de outubro de 2011
IV ENCONTRO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO
O IV Encontro Nacional de Ilustração em S. João da Madeira decorrerá nos próximos dias 19, 20, 21 e 22 de Outubro. O tema deste ano foi DE SE LHE TIRAR O CHAPÉU… As ilustrações que se seguem são o meu contributo.
8 de outubro de 2011
PRÉMIOS DE EDIÇÃO LER/BOOKTAILORS 2011
Datas do concurso
Período de inscrição: até 15 de Novembro de 2011.
Divulgação dos vencedores: 24 de Fevereiro de 2012, durante a 13.ª edição das Correntes d’Escritas.
Está oficialmente aberta a candidatura para a 4.ª edição dos Prémios de Edição LER/BOOKTAILORS.
Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas) e as Correntes d’Escritas, valorizam o que de melhor se faz na área do livro em Portugal, proporcionando aos vencedores o acesso directo ao mais importante concurso mundial de design editorial: The Best Book Design from All Over the World.
A Cerimónia
A cerimónia especial de entrega dos Prémios de Edição LER/BOOKTAILORS decorrerá no palco principal das Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim.
Esta informação não dispensa a leitura completa do Regulamento dos Prémios de Edição LER/BOOKTAILORS 2011.
Consulte toda a informação sobre os Prémios de Edição LER/BOOKTAILORS em http://premiosdeedicao.blogs.sapo.pt/.
[Informação disponibilizada por Diogo Coelho]
7 de outubro de 2011
VERSOS DE NÃO SEI QUÊ antologia poética
Este foi um livro que demorou muito tempo a sair do forno…
Como é habitual com a editora Trinta por uma Linha tive acesso aos textos com muito tempo de antecedência mas senti sérias dificuldades na procura do fio condutor que unisse as palavras de escritores tão distintos. Uma antologia poética para crianças e jovens não deveria ser uma simples conta de somar onde textos poéticos de diferentes proveniências se adicionam num só volume. Com o meu trabalho de ilustração e design pretendia que esta antologia fosse poética em todas as suas vertentes (verbal, visual e gráfica).
Sei que alguns escritores estavam ansiosos por conhecer o resultado por isso espero que tenha valido a pena esperar.
Brevemente disponível numa livraria perto de si deixo-vos a capa de VERSOS DE NÃO SEI QUÊ antologia poética.
João Manuel Ribeiro, coordenador desta antologia poética, escreveu na contracapa:
«A poesia é feita de palavras com som e ritmo, para chegar mais depressa ao coração. Palavras com pensamentos que respiram e ideias que ardem; palavras escritas segundo a gramática e a ordem do coração (às vezes diferente das regras da ortografia e da gramática); palavras usadas para comunicar (mesmo antes de serem compreendidas); palavras onde moram histórias, acontecimentos do dia-a-dia, sentimentos, cheiros, olhares e o mais que nasça na imaginação. Se uma emoção encontra o seu pensamento e o pensamento encontra as melhores palavras para dizer mais do que as palavras podem dizer, acontece e faz-se poesia.»
6 de outubro de 2011
3 de outubro de 2011
TÜBINGEN alemanha (a conferência)
No dia 21 de Setembro marquei presença no PhD Workshop, em Tübingen (Alemanha), onde o Picturebook (‘álbum’ para os portugueses) era o fio condutor. Foi muito interessante conhecer tantas estudantes de doutoramento (éramos só mulheres) que utilizam o álbum nas suas investigações, com abordagens distintas, e concluir que ainda haverá muito mais pontos de vista a explorar.
De 22 a 24 assisti à conferência internacional History and Theory of the Picturebook. A maioria das conferências foram interessantíssimas e valeu muito a pena conhecer todos aqueles autores. Muitos dos quais cito nos meus textos! Alguns mostraram-se muito simpáticos e disponíveis.
Aproveito para agradecer publicamente a Bettina Kümmerling-Meibauer a organização do Workshop e da conferência. Correu tudo muito bem!
Seguem-se retratos de (quase) todos os palestrantes (desculpem-me a fraca qualidade de algumas das fotografias).
1 de outubro de 2011
TÜBINGEN alemanha (a cidade)
Hoje falo-vos da cidade de Tübingen que tive a oportunidade de conhecer na semana passada a propósito da conferência internacional History and Theory of the Picturebook.
A cidade é lindíssima, pequenina mas muito florida, colorida e cheia de história. Mesmo com o tempo muito fresco gostei imenso de a visitar.
|
A cidade é muito florida! | Por lá também não gostam de publicidade não solicitada! |
Havia imensos brasões… | Havia brasões mesmo nas casas mais simples… |
Numa próxima mensagem falar-vos-ei do congresso (propriamente dito) e mostrar-vos-ei algumas fotografias dos conferencistas.