Resultado das actividades realizadas, pelos meninos e meninas do Externato Paraíso dos Pequeninos, no dia em que assinalamos o Mês Internacional da Biblioteca Escolar todos juntos.
[actividade desenvolvida com os meninos e meninas dos 3, 4 e 5 anos de idade]
O livro Mais vale tarde do que nunca foi lido aos pequenos artistas até determinada página, depois, apenas as palavras foram reveladas. A partir daí a imaginação deles pôs-se a trabalhar e muitos foram os desenhos que surgiram para ajudar a clarificar o provérbio que o livro trazia como podem ver aqui.
Foi estimulante ver como até os (mesmo) muito pequeninos conseguiram transmitir uma mensagem clara com os seus rabiscos. E as histórias que eles me contaram (em jeito de confidência), a partir do que haviam desenhado, também foram extraordinárias.
[actividade desenvolvida com os meninos e meninas do 2º, 3º e 4º anos]
Caneta Feliz foi o livro utilizado para ser lido e visto até determinada página, depois, só as imagens foram mostradas. Deste momento em diante só puderam contar com a imaginação que era fortemente estimulada pela leitura das minhas ilustrações. Este jogo deu origem a diferentes finais para o fim da mesma história.
As interpretações que os vários pequenos escritores fizeram das minhas ilustrações foram muitas e diferentes como podem ler aqui.
Com esta experiência pude verificar que alguns meninos e meninas têm consciência relativamente àquilo que podem herdar dos seus pais enquanto detentores de saber; têm consciência da necessidade de nos preocuparmos com o nosso futuro (num sentido mais generalizado de preocupação com o planeta); percebem o conceito de romantismo e aplicaram-no na perfeição no contexto narrativo; compreendem a importância de um trabalho artístico ao demonstrar a necessidade da sua divulgação e muitos utilizaram este exercício como mecanismo de coping ao colocarem nas suas histórias o próprio reflexo das suas vivências e preocupações.
O leitor à medida que experimenta novos desafios, sejam imagens ou palavras, vai alargando os seus horizontes e enriquecendo-se constantemente.
Esperamos que a nossa visita tenha contribuído para o aumento qualitativo do arquivo individual de cada um dos meninos e meninas do Externato Paraíso dos Pequeninos.
Foi uma experiência muito enriquecedora e memorável.
E, claro, estão todos de parabéns!
Obrigada por me receberem! E um obrigada muito especial a todos os pequenos e graúdos que têm comentado a minha visita à vossa Escola ;-).
Os alunos e as docentes estão de parabéns pelas actividades desenvolvidas. A forma apaixonada como as crianças receberam a Gabriela fez com que ela quisesse retribuir, empenhando-se na apreciação individualizada de todos os textos e na digitalização dos desenhos efectuados. O meu muito afectuoso obrigado! NM
ResponderEliminar