29 de fevereiro de 2012

Literatura Infantil e Globalização. Vozes, Rostos e Imagens.

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«Acaba de ser publicada a obra Literatura Infantil e Globalização. Vozes, Rostos, Imagens. Esta obra, com 443 páginas, distribuídas por 24 capítulos, encontra-se dividida em duas partes: a primeira, consagrada à temática da Memória e da Representação, no âmbito da qual os vários autores caracterizam, analisam e explicitam rostos e imagens que possibilitam representar cultural e literariamente a atual literatura de potencial recepção leitora infantil e juvenil; a segunda, consagrada à temática das Vozes, Lugares e Ação, onde os autores explicitam os meios pelos quais a literatura infantil e juvenil é hoje um poderoso e muito relevante veículo para a formação efetiva de leitores, que leem por prazer, em qualidade e em quantidade. A obra, produzida com o patrocínio do Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ), encontra-se disponível para aquisição em dois formatos:
- digital, com o preço de 9,90 euros;
- em papel, com o preço de 24,99 euros, beneficiando de um desconto de 10% (22,49 euros). (A obra em papel dispõe de ISBN).»

Fernando Azevedo, Armindo Mesquita, Ângela Balça e Sara Reis da Silva assumem a coordenação desta compilação. Também poderá ler os seguintes autores: Alba Alonso Feijoo, Maria António Hörster, Maria Amélia Gonçalves da Cruz, Maria da Conceição Tomé, Glória Bastos, João Manuel Ribeiro, Blanca-Ana Roig Rechou, Isabel Mociño, Gisela Silva, Gabriela Sotto Mayor (eu), Carlos Manuel da Costa Teixeira, Renata Junqueira de Souza, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, João Sardinha, Danielle Medeiros de Souza, Naire Jane Capistrano, Pedro Rafael Neto Gomes, António Pereira Pais, Maria da Graça Sardinha, Maria de Lurdes Castanheta Pelarigo, Glória Solé, Cibele Lucena de Almeida, Antônia Fernanda Jalles, Eliane Santana Dias Debus, Rebeca Ramos Campos e Sandro Silva Cordeiro.

Sobre o capítulo onde participo as palavras prévias rezam assim: «No décimo terceiro capítulo João Manuel Ribeiro e Gabriela Sotto Mayor interrogam o lugar, o papel e a função de alguns textos para a infância e juventude que se abrigam sob a designação de “Filosofia para Crianças”, dado que entendem que a sua configuração textual, gráfica e ilustrativa é similar aos textos da literatura infantil e juvenil.»

Para saber mais podem consultar este endereço. Lá encontram um cheirinho do miolo através do índice e de algumas palavras prévias.

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